sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Cataclisma Natalino - A verdadeira face do Papai Noel

Salve galera! Tudo bem com todo mundo aqui? Tava com saudades de postar, por isso eu voltei!
O natal já passou, todo aquele clima bacana ainda perdura, mas sem as musiquinhas chatas e os caras gordos de barba falsa agitando sinetas por aí. Falando em caras gordos de barba falsa agitando sinetas por aí, a postagem de hoje é justamente sobre o bom velhinho. E, como o título da postagem é autoexplicativo, vocês devem imaginar que, agora que Pai Natal entrou de férias, vou desconstruir o mito.
Depois de uma pesquisa profunda, separei alguns fatos sobre a figura máxima do natal capitalista. Aqui você vai descobrir quem foi Papai Noel antes de ter esse nome, de onde ele surgiu, onde ele mora de verdade, porque ele usa vermelho, que história é essa de sair voando com veadinhos invadindo casas pela madrugada dando presentinhos suspeitos para crianças insuspeitas...
Proteja bem tua infância e vamos lá!



São Nicolau Taumaturgo

Além de bater em rivais, ele é padroeiro da Rússia.
Badass puro!
Nossa história começa com um certo turco, por nome Nicolau de Mira. Bispo de Mira, cidade onde teria nascido por volta da metade do século III, Nicolau foi encarcerado por negar sua fé em Jesus Cristo, depois de solto encontrou resistência dentro da própria igreja e perdeu a possibilidade de continuar como um dos líderes dentro da instituição quando, durante um debate com eclesiásticos, se levantou e tascou uma moqueta na fuça de um discordante. Ponto pro bom velhinho!
 Apesar de ter ficado meio excluído depois do episódio meio desagradável, ele não se deu por vencido e seguiu auxiliando pobres e criancinhas. A ele são atribuídos vários milagres e é daí que vem o nome 'taumaturgo' (fazedor de milagres). Várias lendas surgiram ao redor desse bispo esmagador de narizes e uma delas dá conta de que ele fazia brinquedos em madeira para distribuir para criancinhas, além de deixar moedas de prata nas chaminés de famílias mais necessitadas. Tocou um sino aí dentro da tua cabeça? Pois bem, vamos prosseguir com a segunda parte da lenda.

Papai Noel, velho batuta

Olha só o danadão de vermelho aí!
Muito bem, essa figura lendária vestida de vermelho que conhecemos hoje tem sua origem no tal São Nicolau que você acabou de conhecer. Porém, na 'mitologia' bizantina e grega, há também São Basílio, cujo dia é 1º de janeiro e se comemora... dando presentes uns aos outros, ora bolas!
Bom, embora nem o dia de São Basílio (01/01) nem o dia de São Nicolau (06/12) coincida com o de Natal, acabou se formando uma associação dos costumes com a época, um atrativo a mais para o dia que a Igreja Católica tornou cristão para diminuir a influências de festas como o Yule germânico ou a Saturnália romana, que eram ritos pagãos que ocorriam por volta do mesmo dia 25/12.
Quanto ao vermelho, não é, como reza a lenda, uma ideia lançada pela Coca-Cola. De fato, em 1886 um cartunista chamado Thomas Nast lançou essa versão vermelha que conhecemos, no lugar das vestes verdes com as quais era costume representá-lo. Mas foi sim uma campanha publicitária da Coca-cola que ajudou a cravar essa imagem moderna no folclore mundial.
Bom, agora que já me alonguei demais pra destruir a infância de criancinhas ao redor do globo, vou me redimir... Já se perguntou pra onde enviar cartinhas de natal? Pois bem, o endereço oficial do bom velhinho, na Lapônia é:
Santa Claus
FIN-96930 Arctic Circle
Rovaniemi - Finlândia
E eu vou ficando por aqui. Até a próxima, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exponha tua opinião! Ela é muito importante pra mantermos o blog, afinal ele é feito pra você.