terça-feira, 13 de agosto de 2013

Desabafo Gamer #2 - Games e violência

Fala pessoal, tudo bem com vocês? Comigo não. Eu tou puto. E creio que verão que tenho razão em estar. Antes de explicar, quem acompanha desde o começo o Cataclisma, sabe que o título "Desabafo Gamer" veio de uma postagem que eu fiz lá nos primórdios, falando sobre a guerra dos consoles. E, naquela postagem, eu explicava a minha opinião sobre toda aquela babaquice de 'tal empresa é melhor que a outra because fuck you, that's why'. Pois bem, se naquela postagem eu exibia uma opinião de uma forma um tanto quanto exaltada em relação a alguns gamers, nessa a coisa vai ficar pior. Porque, como diria o Chuck Norris brasileiro, Capitão Nascimento, o inimigo agora é outro. Sim, leitores, a minha treta agora é com a 'mídia'. Mais especificamente com a TV. Se você ainda não entendeu, me acompanhe. É só clicar no Jump Break que eu explico tudinho.

Muito bem, nos últimos dias o Brasil está acompanhando a história de um garoto que só pode ser a mais nova cria do projeto Arma X. Segundo a versão oficial, Marcelo Pesseghini, de 13 anos, teria matado o pai, sargento da PM, a mãe, cabo da PM, a avó e a tia-avó, todos com tiros de uma pistola .40 na cabeça, ido à escola, estudado normalmente, voltado para casa e se matado também com um tiro na cabeça da mesma pistola, que pertenceria à mãe dele. Bom, se o aprendiz de Batman conseguiu um 4/0 e depois resolveu sair de vez do servidor, com uma .40, dando quatro belíssimos headshots na família dele, não é o assunto principal dessa postagem. Deixa pros Questões, Oráculos e Sherlocks por aí descobrirem. O que faz esse caso ganhar um espaço aqui no Cataclisma Nerd é esse vídeo:


Como você que lê o Cataclisma Nerd provavelmente é fã de video games, deve estar familiarizado com essa história velha de que jogos deixam crianças violentas, que criam psicopatas em potencial, que queimam a televisão (nossa, essa é da época do Atari...). Enfim, não é nova a ideia de que jogos são perigosos para as crianças. Realmente, nem todo jogo é pra qualquer um. Porém, há uma classificação etária, que vem na capa do jogo, destacada, nítida, pra qualquer um ver. Da mesma forma que uma novela que contém traições, esteriótipos, violência, mortes, roubos e toda a sorte de 'realidades' também tem uma classificação indicativa. Mas aí vem a questão: quantas vezes tua mãe te mandou pra cama porque ia começar a novela e isso não é coisa de criança? Pra não falar os reality shows que são o topo da nossa cultura.

Tá, Carmageddon é sacanagem, esse forma maníacos mesmo...

Pois bem, a pergunta que me assola é: por que justo com os games? Por que, de todas as formas de entretenimento com certo teor de violência, como novelas, filmes, seriados, desenhos (se bem que estes volta e meia tão na mira da mídia também), programas de 'jornalismo-verdade', músicas... Por que justo os video-games?
Bom, eu tenho uma teoria. Um cantor de funk ou sertanejo universitário que faz uma música cheia de apologia à violência ou à putaria, mas que é grudenta, rapidamente atrai pública. Vira material de primeira pra uma atração dominical qualquer na TV. Uma novela com grandes quantidades de bundas e peitos esculturais e fortões seminus, sexo, violência, baixarias e afins dão um bom ibope, independentemente se as crianças que vão assistir irão acabar adotando aquilo como ideal. Seriados cujos roteiros pingam sangue se forem torcidos, idem. Mas video-game? Quantos dos que cresceram jogando Super Mario também assistiam Malhação? Quantos desligam o PS2 pra assistir algum jornal, principalmente se leem notícias na internet? Você, que tá aí com teu Skyrim ou teu CoD, vai deixar de lado pra assistir novela?
O fato é: Video-games não são nenhum pouco lucrativos pra indústria da mídia. E é por isso, em minha opinião que eles são atacados sem dó nem piedade por todos os 'pensadores' da TV.

Bom, não quero me alongar mais, pois essa postagem já ficou um tanto quanto extensa. Mas agora é com você. Comente o que você acha dessa guerra contra os games que vira-e-mexe surge na TV. GTA forma assassinos? Playboy: The Mansion te transforma em um cafetão? Sim City forma os melhores prefeitos? Dê sua opinião. E não esqueça de curtir nossa fanpage no Facebook e de compartilhar nosso trabalho se achou interessante. Até a próxima pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exponha tua opinião! Ela é muito importante pra mantermos o blog, afinal ele é feito pra você.