terça-feira, 16 de setembro de 2014

Nikola Tesla: O Maior NERD da história moderna


Olá, caros amigos Nerd's que talvez leem este blog...
Sei que faz tempo desde minha última postagem por aqui, e peço perdão pela ausência. Ando trabalhando bastante, correndo muito e fazendo pouco. Mas chega disso que eu não devo satisfação para vocês. Vamos ao post em si.


Hoje eu vim falar daquele que pra mim foi uma das maiores mentes da história: Nikola Tesla.
Esse foi o cientista que inspirou aquela imagem de cientista maluco, excêntrico, com raios pra tudo que é lado no laboratório.

Pra começo de conversa, a idéia de raios pra tudo que é lado não é alegoria... Em várias de suas experiências ele usou a eletricidade em grande escala, tentou transformar a Terra em um grande condutor de energia livre e gratuita ao mundo todo, gerou raios artificiais, relâmpagos que eram aparados por sua célebre gaiola, dentro da qual ele ficava a salvo, assistindo as imensas fagulhas elétricas batendo na carenagem...

Mas o fato que o consolidou, pra mim, como maior Nerd da história foi mesmo uma experiência que, como efeito colateral, gerou um record até hoje imbatível: Maior raio artificial da história, com 42 metros.


Ele estava em seu laboratório em Colorado Springs, cidade que ofereceu algo irrecusável naqueles tempos: Energia elétrica de graça. E começou a pensar sobre transmissão de eletricidade através da Terra. Ele já havia criado a energia de corrente alternada, cuja alta frequência a tornava absolutamente segura para o consumo humano, já que ela se retinha na pele e não causava dano ao organismo. E então ele pensou que poderia transmitir eletricidade através da Terra, sem cobranças, pra todo e qualquer lugar, DE GRAÇA!

Então ele se pôs a pensar que, se a eletricidade era uma onda, ele a mandaria para a Terra, ela viajaria o globo à velocidade da luz, refletiria e voltaria um pouco enfraquecida. Mas, se quando ela voltasse, ele aplicasse uma outra carga, a onda continuaria se fortalecendo e viajando, refletindo e assim por diante. Em seu laboratório havia uma antena de cobre de 60 metros de altura, o qual ele usou pra calcular a oscilação elétrica. Ele planejou o experimento, sintonizou seus aparelhos e foi pra fora  do laboratório ver o que estava pra acontecer.
Então seu aparelho foi ligado pelo seu ajudante e um arco elétrico da grossura de um punho saltou da antena. O raio que se formou na antena começou a crescer, com a oscilação da eletricidade mandada por ele em direção à Terra, que se refletia e aumentava. Após esse raio alcançar 24 metros, relâmpagos seguiam-se a cada oscilação. Aos 42 metros, o raio emitia relâmpagos que foram ouvidos à 35Km de distância e então tudo parou, pois sua energia fora cortada. Sabe porque?
Ele simplesmente queimou o gerador da cidade, acabou com a eletricidade de todo mundo, pôs fogo na companhia elétrica e tudo por um único e grande motivo: Pra ver o que iria acontecer.


É claro que invenções como o rádio, o raio-x, o wi-fi, a lâmpada e a eletricidade que usamos hoje, todas invenções dele, que foram roubadas ou dadas a outros pesquisadores fazem dele um NERD incrível. Mas fala sério: Fritar a eletricidade de uma cidade inteira só pra ver o que iria acontecer, e de quebra criar o maior raio artificial da história, em 1899... Precisa nem comentar.

Pra terminar, uma amostra do que fazem hoje pra tentar copiar o gênio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exponha tua opinião! Ela é muito importante pra mantermos o blog, afinal ele é feito pra você.