sexta-feira, 26 de abril de 2013

Blogueiro's Choice: 5 coadjuvantes 'protagonistas'

Olá, galera que acessa o Cataclisma, tudo tranquilo? Bem vindos a mais um "Blogueiro's Choice", dessa vez indicando 5 coadjuvantes 'protagonistas'. Sim, hoje vou falar de 5 personagens que deveriam estar ali apenas pra servir como apoio para a história vivida pelo mocinho/mocinha do filme, mas que acabam roubando a cena completamente.
Personagens carismáticos, personagens que não deveriam ser tão atraentes, ou mesmo atuações muito acima do esperado podem acabar tirando o foco da história do personagem principal e levando pra algum outro. Sabe quando você vai ver aquele filme e sai comentando sobre um monte de cenas e nenhuma delas envolve o protagonista? Pois bem, provavelmente você, que assistiu algum desses filmes que serão citados, passou por isso. Ou acabou adotando alguma frase de efeito de um dos personagens secundários que manteve viva a lembrança do filme por muito mais tempo que qualquer diálogo central. Enfim, tudo isso é sinal que algum personagems coadjuvante é um 'Coadjuvante protagonista'.
Mas chega de papo furado, vamos à lista!

#5 - Vin Diesel como Dominic Toreto


Não vou mentir aqui... Relutei muito em colocar Fast and Furious na postagem. Embora muita gente seja fã da franquia, eu, particularmente, acho o filme meio chato. Claro, as corridas são incríveis, a ação rola solta... Mas a história é fraca e as atuações são sofríveis. Com uma única exceção: Vin Diesel consegue fazer valer a pena assistir o filme. Ou pelo menos chega perto. Se alguma coisa se salva no filme é seu personagem. Tanto que não é difícil pensar que ele é o personagem principal. Lamento, Paul Walker, mas perto dele tua atuação ficou mais pra Hot Wheels Battle Force 5.

#4 - Hugo Weaving como Agent Smith


Tente se lembrar de Matrix, caso você não tenha visto recentemente. Olhe para a foto. Ouviu uma voz dizendo "Mister Anderson"? Confessa, você provavelmente passou algum tempo falando de Matrix e se referindo ao Neo dessa forma. Apesar de um personagem frio, comedido e mecânico, Hugo Weaving conseguiu brilhar e dar forma a um dos melhores vilões da história. Hello, Mr. Anderson...Surprised to see me?


#3 - Johnny Depp como Jack Sparrow



Responda rápido: Nos primeiros três Pirates of the Caribbean, quem é o personagem principal? No susto, há uns 90% de chance de você não dizer Will Turner. Sim, crianças, fato inusitado, mas Capitão Jack Sparrow não é o personagem principal, e sim o ferreiro vivido por Orlando 'Legolas' Bloom. O problema é que o personagem é tão carismático, caótico e atraente e a interpretação de Depp tão boa, que todo o filme parece girar em torno dele. A gente acaba achando meio sem graça as cenas sem a presença dele e não nota muito que o enredo é sobre Will e Elizabeth Swann. E isso é a essência da excelência em roubar cenas. Savvy?


#2 - James Earl Jones (voz) /David Prowse (Interpretação) como Darth Vader



Ok, você escuta o nome Star Wars em algum lugar. Qual a primeira coisa que vem em tua mente? Eu sei que é o capacete logo acima e uma respiração mecânica, você não me engana. Darth Vader é o epitomo da vilania: Ele é mau, poderoso, classudo, impiedoso... E é o maior símbolo de uma das maiores franquias da história do cinema. Tudo bem, o caso aqui não é de um grande ator com uma interpretação impecável, mas sim de um papel que transcende o próprio filme. Darth Vader é uma lenda, um ícone, um vilão que vai viver nas mentes de várias gerações que ainda hão de vir.
Ah, e a frase não é 'Luke, I'm your father' e sim 'No, I am your father'


#1 - Heath Ledger como Coringa



Pra finalizar, pegue um personagem tão denso que Jack Nicholson (O Iluminado), após dramatizá-lo, teve que fazer terapia. Mexa em sua personalidade, tornando-o ainda mais marcante, bizarro e perturbador. Entregue-o nas mãos de um ator ultra-talentoso que se entrega tanto ao papel que acaba morrendo, muito provavelmente por causa dele. O resultado é o vilão, e talvez o personagem, mais marcante da história recente do cinema. O Coringa de Batman: The Dark Knight é, sem dúvidas, uma das melhores encarnações do louco psicopata em qualquer mídia. E isso é alguma coisa. O filme em si é uma obra-prima, mas o palhaço do crime dá um show à parte. Basta ver as infinitas referências a ele em qualquer lugar que tu vá. Why so serious?


Bem pessoal, é isso. Claro, a lista não engloba vários coadjuvantes muito bons, muita coisa bacana ficou de fora, e até mesmo a classificação de alguns deles pode não ficar a contento de todos, mas não precisa engolir seco e ir dormir deprimido. Comente, se manifeste! Espero que tenham gostado. Até breve.

2 comentários:

  1. Vin Diesel é REI, ainda espero vê-lo(assim como o The Rock e o JDF) em um vindouro Mercenários

    ResponderExcluir

Exponha tua opinião! Ela é muito importante pra mantermos o blog, afinal ele é feito pra você.