terça-feira, 23 de abril de 2013

Bagaceira #2: O melhor do Cine Trash


Salve galera! E aí, tudo na paz? Espero que sim.
Hoje, pela primeira vez, uma postagem atendendo ao pedido de um dos leitores do blog, e vamos falar sobre cinema trash. Pra começo de papo, vamos definir aqui que filme trash é aquele feito com uma produção barata/mal feita e que acaba sendo considerado bom. O gênero mais comum é terror, mas na esmagadora maioria, filmes trash de terror costumam ser mais engraçados que assustadores. Separei aqui alguns filmes, tidos como os mais marcantes do gênero e também aqueles que mais me chamaram a atenção por uma ou outra curiosidade. Vale também lembrar que a maioria desses filmes passava no SBT na década de 90, no Cinema em Casa. Não dá pra acreditar muito nisso, visto o teor dos filmes, mas é a pura verdade. Boa parte desses filmes passava na TV aberta, de tarde, e sem muito controle parental. Ah, a TV brasileira já foi tão mais legal...
Bom, vamos aos filmes!


Fome Animal (Braindead/Dead Alive)

Macaco rato da Sumatra - Cuidado com a mordida

Pra começar, um tesouro do trash, feito por Peter Jackson. Sim, o mesmo diretor de King Kong e Senhor dos Anéis dirigiu essa lambança. O filme foi gravado sem nenhum corte, usaram 1000 (MIL!) litros de sangue porco nas filmagens, é violento, nojento, grotesco e... muito divertido! Tudo rola quando a mãe do personagem principal é mordida pelo Macaco Rato da Sumatra, morre, volta como um zumbi e aí a história se desenrola. A explicação pra origem do macaco rato é hilária de tão bizarra e o filme conta até com um bebê zumbi que dá vontade de rir só de olhar pra ele. Ah, sacos de vômito eram distribuídos em alguns cinemas onde ele foi exibido, bem como em locadoras pra quem alugava ele, então, se for assistir, prepare seu estômago.

Trash - Náusea Total (Bad Taste)


Mais uma pérola de Peter Jackson, esse foi seu primeiro filme. Demorou quatro anos pra ser gravado e o elenco era composto por ele e alguns amigos. A história, pra quem não se importa, é a seguinte: Kaihoro era uma cidade pacata que ficou ainda mais pacata quando toda a sua população desapareceu misteriosamente. O motivo? Uma invasão alien capturou os humanos pra servirem de lanchinho em uma cadeia de fast-food intergalática. Simples assim. Tem sustos, tem canibalismo, tem desmembramentos, tem cabeça decepada... Enfim, pra quem tem estômago forte, um filme MUITO divertido.

A morte veio do espaço (Plan 9 from Outer Space)


Criado por Ed Wood, esse filme foi filmado em 1956 mas só chegou aos cinemas em 1959. Apesar de dividir o título de pior filme da história com um outro filme que falarei mais adiante, é considerado por muitos um clássico cult. Conta em seu elenco com Bela Lugosi, um dos maiores ícones do cinema de horror por sua interpretação de Drácula em 1931. O fato curioso é que ele morreu antes mesmo do filme começar a ser produzido, e, sendo assim, todas as suas cenas são produtos de filmagens anteriores do amigo Ed Wood. O enredo? Vá assistir, esse não merece spoilers!

O ataque dos vermes malditos (Tremors)


Ah, "O ataque dos Vermes Malditos"... Esse filme marcou minha infância, com suas exibições em plena tarde no Cinema em Casa, do SBT. Reassistindo ele antes de fazer essa postagem, confesso que o filme parecia um pouco diferente, mas ainda assim, impressiona por ter um roteiro tão fraco, atuações sofríveis e, mesmo assim, ser tão cativante. Entretém, assusta um pouco e prende a atenção. Um excelente passatempo.
Curioso pra saber da história? É um "Lol, o chão virou lava!" um tanto quanto diferente e com Kevin Bacon no elenco. Assistam, não vão se arrepender.

O Vingador Tóxico (The Toxic Avenger)


Não, não é sobre mais um do time do Nick Fury. Esse filme conta a história de um pobre zelador nerd de um clube de saúde que sofre nas mãos dos brutamontes da escola. Até que um belo dia jogam ele num tambor de lixo tóxico. E então ele sai de lá como... O VINGADOR TÓXICO! Eita nóis, santa criatividade!
Mas o fato é que ver um brutamontes deformado, esfregão em punho, salvando o dia e detonando corruptos e malfeitores é simplesmente fantástico! 

O Ataque dos Tomates Assassinos (Attack of the Killer Tomatoes!)


Lembram que eu disse que "A morte veio do espaço" era considerado um dos dois piores filmes da história? Aqui está o grande rival! Pra quem não entendeu a bagaceira, leia o título cuidadosamente. Não entendeu? Leia de novo. Ainda não entendeu? É isso mesmo: tomates assassinos atacando as pessoas! Desculpa, se a ideia não for bizarra o bastante pra você achar engraçado ou pelo menos ter curiosidade de assistir, tem algo de errado com você. Claro, a história tem um certo enredo por trás disso tudo e talz... Mas são tomates assassinos atacando, e isso é o que importa!

A Bolha Assassina (The Blob)


Por último, um dos maiores clássicos da história do cinema. Não tou falando do gênero trash, e sim do cinema como um todo! A bolha assassina foi o terceiro filme na carreira de Steve McQueen, um dos maiores atores da história, famoso por não usar dublês, além de ser colorido, algo raríssimo naquela época. Phoenixville, a cidade onde tudo se desenrola, tem até um festival anual em homenagem à bolha. A história começa quando um meteoro cai, trazendo consigo uma gosma nojenta, monstruosa e disforme que sai por aí  absorvendo as pessoas e crescendo. Provavelmente você já viu alguma referência a este filme por aí, portanto, se ainda não o assistiu, pare tudo e vá logo atrás dele!

Menções Honrosas


Alguns outros filmes que não couberam na lista, mas merecem uma boa olhada:
  • O Monstro do Armário (Monster in the Closet);
  • Planeta Terror (Planet Terror);
  • Piranha/Piranha 3D/Piranha 3DD;
  • Tubarão (Jaws);
  • A Hora dos Mortos-Vivos (Re-Animator)

Bom, vou ficando por aqui, espero que tenham gostado. Conhecem mais algum filme no estilo que achem interessante? Não gostaram de algo que leram aqui? Comentem, dêm sua opinião. E compartilhem a postagem, caso tenham gostado. Até mais!

3 comentários:

  1. Como pode não citar "The Texas Chain Saw Massacre"??? Te perdoo mas não repita kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Calma, gente... Foi só um apanhado pra dar uma base pros leitores... Teve muito filmaço que ficou de fora, mas não dava pra por tudo, senão ia uma semana de postagem e num acabava a danada.

    ResponderExcluir

Exponha tua opinião! Ela é muito importante pra mantermos o blog, afinal ele é feito pra você.