sábado, 4 de maio de 2013

Taverna do Cataclisma #2: As melhores cervejas

Olá, pessoas, tudo bem com vocês?

Estou de volta pra dar continuidade a deliciosa série de posts sobre Cerveja.
Hoje vamos conhecer algumas das melhores do mundo. Então, aproveitem.

Como existe cerveja pra caramba pelo mundo afora e muitas opiniões, escolhi somente 10 das melhores que foram avaliadas por vários degustadores e ficaram na maior preferência.

Apreciem com moderação (ou não)


>Lembrando que essa lista não é um ranking, portanto não está em ordem.<


Westvleteren Abt 12 (Bélgica) -


Trapista, até hoje uma das mais raras cervejas do mundo. Incrivelmente complexa.
Aroma amadeirado, com notas suaves de caramelo. Traz em si uma explosão de sabores distintos, frutados e adocicados. Baixa carbonatação levemente licorosa.
Teor de alcool: 10.2% ABV


Ola Dubh Special Reserve 40 (Escócia) -


Edição limitada envelhecida em barris usados na maturação do Highland Park 40 Year Old Single Malt Whisky. Com o tempo de uma vida inteira em contato com o puro malte, os barris de carvalho adicionam notas de Whisky à cerveja, aumentando a complexidade dessa criação memorável. Há a presença dos aromas de chocolate, baunilha e madeira defumada. Notas de malte torrado e um notável doce amargor ao final destacam-se no paladar.
Teor de álcool: 8% ABV


Trappistes Rochefort 10 (Bélgica) -


A Trappistes Rochefort 10 é uma famosa cerveja belga, trapista, produzida pela Abadia de Notre-Dame de St. Remy. Altamente encorpada e complexa, possui coloração acobreada escura e intensidade licorosa e caramelizada, ligeiramente picante e com notas frutadas de ameixa e cacau.
Teor de álcool: 11.3% ABV


Biertruppe Vintage Nº 1 -


Uma escolha especial de maltes e lúpulos, fermentados por uma mistura de leveduras inglesas capaz de atingir altos níveis de álcool, proporcionando não só sua força, mas também notas frutadas e condimentadas. Essa é a base da Biertruppe Vintage Nº1, uma barley wine feita como antigamente. Além disso, uma longa maturação em barris de carvalho, em que antes repousaram vinhos tintos e brandy, vai lhe conferir notas de madeira, leve sensação de taninos e corpo na medida certa. Assim nasceu uma das cervejas mais ousadas já produzidas no Brasil.
Teor de álcool: 9% ABV


Gouden Carolus Cuvée van de Keizer Blauw (Bélgica) -


A Gouden Carolus Cuvée van de Keizer Blauw é uma cerveja especial, fabricada apenas no dia 24 de fevereiro de cada ano, data do aniversário do imperador Charles V. De coloração vermelho rubi, quase preto, esta cerveja especial é uma adaptação da tradicional Gouden Carolus Classic, com sabores e aromas únicos e uma graduação alcoólica mais elevada.
Teor de álcool: 10.5% ABV


Ommegang Three Philosophers (Estados Unidos) -


Mantendo a tradição inventiva das cervejas artesanais americanas, porém, eis que a Ommegang Three Philosophers não é uma quadruppel comum, já que leva cerejas em sua formulação.
O líquido é ocre-escuro sedoso, e o creme é denso e consistente. No sabor, claro, traz cerejas ao marasquino, vinho do porto e um quê de chocolate amargo. O final, deliciosamente seco, é levemente torrado e remete ao café.
Teor de álcool: 9.8% ABV


St. Bernardus Abt 12 (Bélgica) -


Marrom escura, medianamente turva, com uma espuma bege, densa.
Notas de malte torrado, malte tostado, frutas vermelhas, castanhas e chocolate amargo. As notas de frutas vermelhas são sentidas intensamente, principalmente no aroma, que exala bastante.
Seca. Médio amargor. Carbonatação alta. Sutil combinação entre doce e salgado.
Teor de álcool: 10.5% ABV


DeuS Brut des Flandres (Bélgica) -


Refinada cerveja belga no estilo "champagne" de muita qualidade e bom gosto.
Coloração dourada translúcida. Notas frutadas, florais, doces e salgadas. Sugestão de pera e damasco. Embora o conjunto seja suave, o álcool é perceptível, "queimando" a garganta ao descer.
Teor de álcool: 11.5% ABV



 Colorado Vintage Black Rapadura -



O produto foi elaborado com rapadura escura e os melhores maltes ingleses selecionados para fazer com que essa cerveja evolua em sabor por até dois anos, se guardada em lugar escuro e fresco. Inspirada na Fullers Vintage, uma cerveja inglesa de receita também variante e de tiragem limitada, a Black Rapadura vem agregar ainda mais valor ao portfólio tipicamente brasileiro da Cervejaria Colorado, que já conta com a Colorado Appia (Weiss com Mel), Colorado Cauim (Pilsen com Mandioca), Colorado Demoiselle (Porter com Café) e Colorado Índica (India Pale Ale com Rapadura). A diferenciação entre os dois produtos Colorado que levam Rapadura em sua formulação, além do estilo adotado, está também na concentração de lúpulo, 40 de IBU (unidades internacionais de amargor) da Indica contra 60 da Black Rapadura.
Teor de álcool: 10.5% ABV


- Trappistes Rochefort 8 (Bélgica) -


A Trappistes Rochefort 8 é uma cerveja belga trapista, do estilo Belgian Dark Strong Ale, produzida pela Abadia de Notre-Dame de St. Remy.
Coloração marrom, com excelente espuma bege, densa e de longa duração. Notas de torrefação, nozes, café, caramelo e algum cítrico. Final seco e levemente amargo. Carbonatação média/alta. Álcool muito bem equilibrado. Encorpada.
Teor de álcool: 9.2% ABV


E é isso pessoal, gostaram da lista?
Se quiserem saber mais podem visitar o link de onde eu peguei as informações, um site muito bom sobre essas delícias, o Brejas.

Então comentem, critiquem, elogiem.
Compartilhem com os amigos.
Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exponha tua opinião! Ela é muito importante pra mantermos o blog, afinal ele é feito pra você.